Termos e Condições

VENDAS, GARANTIAS E ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS

GARANTIAS

A Instalmed, assegura aos clientes a garantia dos bens fornecidos e dos serviços técnicos com ela contratados, com observância das seguintes condições:

  1. A garantia abrange o que estiver fixado pela marca do bem fornecido ou no contrato de garantia e de prestação de serviços contratado com a Instalmed.

  2. Sem prejuízo das especificidades próprias que deva constar nas condições de fornecimento de cada bem vendido, estão excluídas da garantia os danos resultantes de erros de manuseamento, manobra, sobrecargas, descargas atmosféricas, lubrificação imprópria ou outras causas distintas dos defeitos de construção, e, bem assim, de guerras e hostilidades, de desordens e manifestações a qualquer título.

  3. As avarias que decorram durante o período de garantia e por ela abrangidas, não conferem direito a indemnização e são resolvidas gratuitamente sob a responsabilidade da Instalmed, que fica proprietária das peças e afins substituídas.

  4. A reparação, modificação ou substituição de peças abrangidas pela garantia, não aumenta o período da garantia em vigor.

  5. O período de garantia de serviços prestados pela Instalmed tem o seu início e termo nas datas previstas nos respetivos contratos.

  6. O período de garantia dos equipamentos, dispositivos médicos e de software, fornecidos pela Instalmed, é o atribuído pelos fabricantes, DOZE MESES (12 meses), com início na data em que ficam à disposição do cliente ou, se for o caso, na data em que for assinado o auto de entrega do bem fornecido.

  7. O período de garantia dos acessórios, fornecidos pela Instalmed, é o atribuído pelos fabricantes, TRÊS MESES (3 meses), com início na data em que ficam à disposição do cliente ou, se for o caso, na data em que for assinado o auto de entrega do bem fornecido.

  8. O período de garantia de peças de substituição (spare parts), fornecidos pela Instalmed, é o atribuído pelos fabricantes, TRÊS MESES (3 meses), com início na data em que ficam à disposição do cliente ou, se for o caso, na data da montagem da mesma.

  9. Sempre que o bem fornecido ao cliente, seja instalado ou programado pela Instalmed, a conclusão do fornecimento requer que seja elaborado o AUTO DE ENTREGA, que tem de ser assinado pelo técnico da Instalmed, responsável pelas operações executadas, e pelo responsável designado pelo Cliente.

  10. Antecede ao auto de entrega o AUTO DE VERIFICAÇÃO elaborado pelo técnico da Instalmed responsável pela instalação e programação dos bem fornecido.

  11. Com o auto de verificação pretende-se que seja confirmado que todas as operações de instalação foram cumpridas e estão em conformidade com as orientações estipuladas pela marca do bem fornecido.

  12. Quando o bem fornecido não consignar qualquer instalação ou programação, é dispensado o auto de entrega, mas exigida uma confirmação de conformidade, aposta na GUIA DE ENTREGA, subscrita e assinada pelo cliente que recebe esse bem.

  13. A entrega do bem no cliente que fica a aguardar posterior instalação ou programação, deve ser confirmada na guia de entrega que acompanha esse bem.

  14. Na compra de equipamentos e dispositivos médicos, o cliente pode contratar com a Instalmed o reforço de garantia (considerar anomalias que estejam excluídas da garantia da marca) e/ou a extensão de garantia por um período superior ao atribuído pela marca. Nestes casos, o período de garantia é fixado nos termos previsto no supra número cinco.

CONDIÇÕES GERAIS APLICÁVEIS A TODAS AS REPARAÇÕES

 

a)     Prazo de reparação

O prazo de reparação do equipamento depende da respectiva complexidade, da natureza da avaria e do tipo de equipamento. Em geral, a Instalmed estima o prazo médio de reparação entre 8 e 30 dias, não podendo ser responsabilizada caso não o consiga reparar, por si, ou terceiro subcontratado, dentro do prazo estimado.

 

b)     Responsabilidade e Deveres das partes

A reparação do equipamento é feita com o objetivo único de repor na medida do possível, o equipamento no estado em que se encontrava no momento da venda, com excepção do desgaste decorrente da utilização normal do produto pelo Cliente.

O Cliente obriga-se a assegurar pelos seus próprios meios, até à entrega do produto para reparação, a salvaguarda e proteção de todos os dados, software, inventos, acessórios e quaisquer direitos, bem como a retirada de quaisquer suportes de gravação ou registo, a fim de prevenir a sua afetação, quebra, desaparecimento ou perda resultante da reparação.

A Instalmed não será responsável por quaisquer prejuízos sofridos pelo Cliente (incluídos lucros cessantes, perda de aviamento, perda ou alteração de dados, violação de confidencialidade, interrupção de atividade, etc.) por danos causados em dados, software, eventos, acessórios e quaisquer direitos, em resultado da sua prestação de serviços de reparação.

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

 

a)     Reparações ao abrigo da garantia:

A reparação ao abrigo da garantia, sem encargos para o Cliente, apenas será efectuada:

·       Se o equipamento ainda se encontrar dentro do período da garantia;

·       Caso seja apresentado à Instalmed o recibo/factura da compra do equipamento;

·       Desde que a utilização do equipamento e o seu estado físico interno e externo respeitem as condições enumeradas no certificado de garantia.

 

b)     Reparações não abrangidas pela garantia:

Se a anomalia reportada não se encontrar coberta pelas condições de garantia, o custo do orçamento de reparação, será suportado pelo Cliente, bem como o valor cobrado pela reparação, sendo a mesma realizada só após a sua prévia autorização.

A reparação do equipamento não abrangida pela garantia obriga ao pagamento do preço da reparação.

O Cliente pagará à Instalmed o custo da execução do orçamento estimado para a reparação do produto, de acordo com as tabelas em vigor à data da reparação pela Instalmed, ou pelo terceiro subcontratado para o efeito. O orçamento constitui mera estimativa, não podendo ser considerado preço final da reparação do equipamento, o qual será determinado exclusivamente de acordo com as regras de reparação não abrangidas pela garantia.

Caso o orçamento de reparação não seja aprovado pelo Cliente, o mesmo terá de assumir os custos de orçamentação, bem como os custos de transporte do mesmo (Cliente – Instalmed – Fabricante – Instalmed - Cliente).

Última actualização 31/Janeiro/2023